Tecendo Redes e o Viver em Coletivo
Fabiana Nobre

Portfólio do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva

UFRGS Portas Abertas - Edição 2016
Oficina de Bonecas Abayomi
O Programa UFRGS Portas Abertas integra Universidade e comunidade e mostra aos futuros alunos o que faz em ensino, pesquisa e extensão. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Na edição do programa de 2016, participei como voluntária, umas das responsáveis pela recepção e credenciamento dos participantes oriundos de escolas da capital, região metropolitana e diversos municípios do RS, à Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS. Tive nesta tarefa a oportunidade de conhecer os cursos de interesse, local de origem, e ainda dialogar,divulgar mais um pouquinho a respeito do nosso querido curso...
Ao final o evento consegui participar brevemente da Oficina de Bonecas Africanas Abayomi e conhecer um pouco mais da Oficina de Bonecos Sexuados, projeto idealizado pela professora do curso e Bacharelado em Saúde Coletiva, Stela Nazareth Meneghel.
À esquerda apresento a minha criação, uma linda menininha de vestido rosa e laço verde claro!
À direita o registro da entrada da EENF com a chegada de diversos participantes.


Evolução das Instituições de Saúde
Nestas oportunidades, inscrevi-me como participante-ouvinte das visitas ao projeto Evolução das Instituições de Saúde, em que realizamos vivências em instituições de saúde, aos sábados ou em outros dias possíveis. Há nessas vistas a explanação e discussão acerca do histórico institucional, em que esperamos conhecer e compreender a atuação institucional e o estabelecimento das relações com políticas públicas específicas.
Visita ao Hospital Colônia Itapuã


Visita ao Museu do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa
Visita em áreas habitadas na época dos atendimentos, de lazer, e encontramos ainda um gatinho super fofo... um laranjinha igual a minha gata de estimação Cenoura.
Em uma fria manhã de sábado com as colegas Camila e Simone e algumas maquetes e ilustrações da Santa Casa no seu período inicial.
Simbolização da Roda dos Expostos, enfermarias conjuntas, solo conservado da época e a Botica...


Visita ao Hospital Psiquiátrico São Pedro
Vista da fachada principal, entrada do setor de artes manuais com exposição de alguns trabalhos realizados por ex e atuais moradores e alguns pacientes.
Exposição do histórico da instituição e visitação interna à sala de trabalhos de artes manuais realizadas pelos usuários.

Oficina de Fanzines com alunos do EJA - IFRS Restinga
Aqui, levamos para fora da sala de aula, um iniciativa do professor da UPP de pesquisa e Bioestatística II, Daniel Canavese, em possibilitar a confecção e publicação de uma Fanzine de autoria da nossa turma de Bio do semestre 2016/2.
O professor Daniel organizou um pequena expedição de alunas da turma para aplicar a oficina de fanzines com a temática da discussão da saúde e vulnerabilidade social com alunos do IFRS Restinga.
Na ocasião explicamos e orientamos a atividade, aproveitando para dialogar com os participantes e conhecer melhor a comunidade e seus anseios.

Nos dias 03 e 04 de novembro de 2016, a Saúde Coletiva UFRGS sediou o ERESC SUL - Encontro Regional dos Estudantes da Saúde Coletiva, um evento, promovido e organizado pelos próprios alunos, sendo este um espaço dedicado para os alunos de SC de toda a região SUL.
O evento ocorreu nas dependências da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Farmácia da UFRGS.
ERESC 2016

Abertura do evento com os professores Alcides Miranda e Daniel Canavese (COMGRAD).
Mesa temática com Egressos da Saúde Coletiva: oportunidades que a Saúde Coletiva nos proporciona
Intervenção teatral com Plínio Mosca
Monólogo Cacos de Espelho- Orlando Nunca Mais
Arte visual e divulgação do evento.



O "Saúde coletiva sai do armário" é um evento de extensão universitária organizado pelo Coletivo LGBTTI da Saúde Coletiva da UFRGS. Trata-se da realização de encontros temáticos para promover conversas sobre a relação entre saúde e o nosso universo LGBTTI: lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais.
A pauta é a busca por mais espaço para discutir e nos envolver com assuntos que nos tocam: identidade, questões de gênero, raça e etnia, cultura, direitos, mundo do trabalho, educação, pesquisa, qualidade de vida, saúde... e muito mais!
Abertura com o professor organizador Daniel Canavese.
Mesa temática professor Jamil Sierra da UFPR

Exposição de capas das edições do Jornal Nuances e mesa-redonda sobre o tema "Visibilidade e População LGBTTI: Passado, Presente e Futuro", com os convidados Iuday Motta, Luisa Stern e Jamil Sierra.



UFRGS PORTAS ABERTAS 2017
Nesta edição participo como oficineira junto ao Coletivo LGBTTI da Saúde Coletiva-UFRGS .
Este coletivo é composto por estudantes, professores e técnicos do curso de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva, criado com o intuito de organizar, promover e apoiar atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e militância envolvendo as questões da população LGBTTI - lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais, e a Saúde Coletiva, buscando também articular conexões com outros grupos locais e globais.
Nesta ocasião realizamos junto aos visitantes do nosso curso uma Oficina de Zines para fomentar esta discussão.

A partir de questões disparadoras e o auxílio de recortes de revistas, jornais, os participantes confeccionavam seus zines sobre algumas das questões levantadas e ao final da rodada apresentavam e traziam para o grande grupo suas maiores motivações e questionamentos sobre os temas.