
Tecendo Redes e o Viver em Coletivo
Fabiana Nobre

Portfólio do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva







Conhecendo o Espaço da Alma no HCPA
A primeira atividade de saída de campo da UPP de Saúde Sociedade e Humanidades I foi marcada primeiramente pela curiosidade que o nome desse local a visitar causou em todos os alunos. Conhecer o Espaço da Alma, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), acompanhados pelas professoras Tatiana Engel Gerdhart e Maria Gabriela Curubeto Godoy foi de fato muito instigante e superou todas as expectativas.
O Espaço da Alma foi um modo encontrado por algumas enfermeiras e outros profissionais do HCPA para recarregar as energias dos trabalhadores do cuidado. Neste espaço, são oferecidos conforme agendamento prévio e de acordo com os conhecimentos de cada profissional, organizados por elas mesmas, visando oferecer aos colegas, atividades como a Biodança, Acupuntura, Yoga, Dança Circular, Reiki, Massagem, entre outras terapias voltadas para o corpo e para a mente.
As responsáveis pelo projeto expuseram, as razões motivadoras a criar e possibilitar alternativas de terapias que atendam as áreas mental e corporal, mostrando a importância de “cuidar daquele que cuida” e que é essencial ao profissional do cuidado, desde o setor dministrativo ao campo clínico destinar um momento para cuidar de si.
Visitando o Hospital de Pronto Socorro
A nossa segunda saída em campo aconteceu nas instalações do Hospital de Pronto Socorro (HPS) em Porto Alegre. O primeiro momento da visita foi marcado por uma explanação sobre o funcionamento dos serviços de saúde no hospital. Fomos recebidos de forma alegre e acolhedora pela coordenadora da Comissão Multiprofissional em Ensino, Serviço e Pesquisa (COMESP), Enfª. Maria Augusta Moraes Soares. A COMESP gerencia e promove a integração entre alunos em seus campos de práticas e estágios, possibilitado por equipes responsáveis pelos setores de aprendizado em atividades que promovam uma integração entre assistência, ensino e pesquisa.
O segundo momento da visita ao HPS, guiada pelo engenheiro e também professor do curso de Saúde Coletiva UFRGS, Álvaro Kniestedt, que contou um pouco mais sobre o histórico da estrutura física e perspectivas futuras da instituição, apresentando uma maquete da visão próxima da realidade atual, projetos de reformas e ampliação da capacidade e áreas de atendimento.
Logo em seguida, Álvaros nos apresentou a área do hospital que comportará os atendimentos de classificação vermelha, conforme o Protocolo de Manchester, de acolhimento por classificação de risco,
Encontrei na internet esta imagem que remeteu-me ao assunto trabalhado na aula da professora Gabriela, esta imagem, na minha percepção, simboliza as discussões pertinentes ao módulo A Saúde no Contexto da Sociedade. Mostrando claramente o contraste entre as classes sociais, em um mesmo perímetro encontramos diversas realidades socioeconômicas dialogando com suas características e necessidades.
O Reflexo da Desigualdade
Criando Nuvens de Palavras
Umas das atividades propostas na UPP de Tópicos Integradores em Saúde Coletiva I (TISC I), foi criar a partir das ferramentas de tecnologias, uma nuvem de palavras para compartilhar os conceitos apreendidos de Saúde Pública e de Saúde Coletiva para cada um dos alunos.
Não tive muito êxito ao experenciar os aplicativos recomendados, mas segue abaixo o resultado da minha singela criação...
Palavras que me fazem sentido ao pensar em ambos os conceitos.


Saúde Pública
Saúde Coletiva
Aprendendo a criar Mapas Conceituais

Momentos na Tutoria
O acompanhamento tutorial apresenta-se nesta UPP por meio do instrumento de registro das impressões e vivências ao longo da caminhada acadêmica, que é o presente portfólio, no qual constarão análises de situações, textos, aulas, sentimentos, relatos de ação e registro de escutas/observações, além de considerações e ponderações relativas a dificuldades, limitações, potencialidades e destaques nessa trajetória.


A Grande Saúde e suas afecções em mim
Nietzsche denomina de «grande saúde» o desejo de viver apesar de todo o sofrimento e problemática da existência, o desejo de mais vida que não encara o sofrimento como uma objeção à existência. A doença aparece como empobrecimento da vida, como a decadência e degenerescência do ser humano quando este se torna fraco demais para aceitar os aspetos "negativos" da existência. A grande saúde não toma a conservação como o objetivo da vida, mas sim a sua expansão, o seu crescimento, a vontade de poder. Um ser doente é, para o filósofo alemão, um ser que rejeita a vida, um ser idealista. A grande saúde é a afirmação incondicional da existência, é a resposta, a única resposta, à ideia do eterno retorno.
(História Universal, 2012).
A partir da leitura do texto 'A Grande Saúde', de Friedrich Nietzsche, na aula do mestrando Renato Borges, precisaríamos buscar e apresentar algo que me causasse uma espécie de afeto, respostas da minha mente e corpo com base no impacto que esse tema gerou em cada um, e já explico o porquê....
Entre 2014 e 2015 vinha cursando um aperfeiçoamento em Educação Permanente em Saúde, concomitante à preparação para o vestibular da UFRGS e com o início da graduação aqui na Saúde Coletiva (uns dos modos loucos de viver daqueles que tentam aproveitar as boas oportunidades e geralmente elas vem aos pares e topamos abraça-las...), e no dia 04/12/2015, o concluí, após entrega, revisões e avaliações que deixaram as emoções à flor da pele, culminando com a apresentação do TCC no referido dia E entre as diversas apresentações que assisti, em uma delas uma colega trouxe o seguinte vídeo que traduz um pouco de como me senti ao final deste ano de 2015/semestre/etapa concluída, uma música que me afetou profundamente: Raul Seixas - Tente outra vez.
As dificuldades foram imensas, assim como são para todos, enfim, procurar não desanimar e não desistir foram por vezes tarefas bem complicadas.
A Promoção de Saúde na Rua
Outra atividade que tivemos na UPP de Promoção e Educação em Saúde I, foi a palestra do Cícero Adão Gomes de Almeida, falando de sua trajetória como membro do Movimento Nacional da População de Rua e do Jornal Boca de Rua.



Nesta imagem mais abaixo, um exemplar publicado após a visita do Cícero em nossa turma. No canto superior esquerdo ficou registrado o momento desse encontro na última página do Boca de Rua.
A Promoção de Saúde e os Movimentos Sociais
A Saúde da População Negra e sua relação com os Movimentos Sociais


Em uma das atividades em grupo realizadas na UPP de Promoção II, escolhemos, baseados nos indicadores de saúde da população negra, apresentar ao grande grupo dois interlocutores da área da Saúde que estão envolvidos com a temática da SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, visando propor reflexões acerca da atuação de um sanitarista neste assunto.
Para o desenvolvimento do trabalho,debatemos e construímos alguns parâmetros para entendermos e nos aprofundarmos um pouco mais do tema, após surgiram algumas propostas e alternativas de apresentarmos o tema ao grande grupo.
-
Visita ao Hospital Conceição – CEPPIR;
-
Debate com dois representantes do Movimento Social Negro, voltados à área da saúde e atenção da MULHER NEGRA – ONG MARIA MULHER.
Tivemos a apresentação de dois convidados que nos apresentaram a partir de suas vivencias e experiências, como militantes/representantes do Movimento Negro atuando na área da saúde e da atenção a população negra, foram eles:
-
Pedro Luiz do Amaral Ribeiro – Secretaria de Saúde de Porto Alegre
-
Rosiane Maiato de Oliveira- Presidente da ONG MARIA MULHER
A colega Cássia realizou uma visita de campo no Hospital Conceição no setor CEPPIR - Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, criada no ano de 2003, e que, entre seus objetivos, tem por conscientizar e dar visibilidade aos trabalhadores e usuários do GHC e à sociedade em geral sobre condições político – sociais da população afro – brasileira em nosso país, no sentido de garantir a inclusão social.

Mesa de debates com os convidados Pedro Luiz do Amaral Ribeiro, técnico-servidor da Secretaria de Saúde de Porto Alegre e Rosiane Maiato de Oliveira, Presidente da ONG Maria Mulher
Regitro da participação dos convidados com o o grupo e abaixo com as colegas Ana Cristina, Cássia e Ana Paula.